-
Arquitetos: Mjölk architekti, Projektovy atelier David
- Área: 212 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:BoysPlayNice
-
Fabricantes: DWL Linoleum, Ecophon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jardim de infância que frequentei quando criança era originalmente uma reitoria no centro da cidade. Durante a era comunista, o local foi convertido para servir a este novo propósito e, de fato, tudo foi feito errado nele. Entretanto, mantive uma conexão especial com aquele prédio e seus pátios ao longo da minha vida. Se eu tentar lembrar os meus anos no jardim de infância, não há muito. Fragmentos de memórias que não somam uma imagem coerente, mas são notavelmente precisos em detalhes.
Uma raspa de cacau em um copo durit. A luz do sol entrando pelas persianas no quarto onde finjo dormir, o cheiro dos lençóis nas camas minúsculas. O corredor estreito e sombrio que leva aos jardins. Mesas com toalhas de plástico com padrão de flores cor-de-rosa, piso de linóleo na sala de jantar...
Os jardins de infância são edifícios onde as crianças pequenas desenvolvem as relações mais fundamentais com o mundo. Ao contrário da casa, é um lugar onde a criança fica sozinha pela primeira vez, fora da segurança da família e onde faz conexões individuais com as pessoas e o ambiente, muitas vezes pela primeira vez na vida. Acreditamos que os jardins de infância devem ser edifícios extraordinários cuja função principal é dar às crianças a sensação de que o mundo é um lugar maravilhoso e divertido para se viver.
Quando um arquiteto começa a abordar o projeto de um jardim de infância descobre que a sociedade e as instituições emaranharam esses edifícios em uma rede absolutamente impenetrável de vários padrões, proibições e mandatos sem sentido. O desejo de criar um lugar com um propósito claro - fazer as crianças felizes enquanto exploram o mundo - acaba sendo limitado por uma equação matemática complexa repleta de regras. Uma delas é contar os metros cúbicos de ar trocados em um determinado período de tempo. Em seguida, provar que haverá iluminação padrão constante em todos os lugares para cada metro quadrado. O edifício não pode ser feito de madeira. Mas por que? E também não pode ter mais do que dois andares. Por que? Não fazemos ideia.
As crianças - que mais importam no processo de projeto - são completamente deixadas de fora. No entanto, sabemos que elas podem se envolver seriamente com ideias arquitetônicas e responder a perguntas sobre o que seria melhor para elas.
Em Jablonec, projetamos a extensão do jardim de infância com ousadia e de tal maneira que sempre podemos nos orgulhar em dizer que o principal critério pelo qual julgamos o projeto foi a diversão das crianças.
Imaginamos como seria divertido correr entre a parte antiga e a nova do prédio pelos banheiros. Queríamos que fosse possível sair da extensão para um grande terraço de concreto, onde as crianças estivessem seguras e ao mesmo tempo tivessem o máximo de liberdade possível. Projetamos outro playground na cobertura porque a vista é linda. Conectamos os andares dentro do jardim de infância com um escorregador, que as crianças usam para sair do prédio e depois voltam sorrindo. O espaço interno é de fato uma grande sala dividida verticalmente em quatro níveis. As crianças sempre podem se ver, mas também podem se esconder em vários lugares se quiserem privacidade para suas travessuras.
Acreditamos que não falhamos, não sucumbimos à pressão do tédio e criamos um edifício em que as crianças estarão livres para brincar, para se desenvolver casualmente, e a arquitetura vai ao encontro das suas necessidades.
A extensão do jardim de infância Montessori em Jablonec nad Nisou é um volume de dois andares feito de concreto armado ao lado de um edifício histórico, por isso, sua forma e material contrastam com este edifício maior. É um prisma simples com algumas saliências, totalmente envolto em uma malha de aço inoxidável. No interior, o edifício divide-se verticalmente em um térreo e três pavimentos intermédios dispostos em torno de uma escada e um vazio, sobre o qual se encontra uma grande claraboia. Nos andares intermediários, há espaços para as crianças passarem o tempo, cada andar intermediário tem uma atmosfera e uma forma diferente que estimulam a mente das crianças de uma maneira nova.
A extensão está conectada ao prédio histórico do jardim de infância no térreo e no segundo andar. A partir do térreo, há acesso direto ao terraço coberto acima do estacionamento. Do segundo andar, um escorregador externo leva de volta ao andar térreo, o qual as crianças podem usar para acelerar a descida. A partir do terceiro nível intermediário, há uma porta com uma escada externa que leva ao terraço. Este é equipado com uma rede de segurança e pode se tornar um grande playground de verão para as crianças.